CARACTERÍSTICAS-Os machos têm cerca de 28 cm de comprimento.As aves novas só se revestem do seu traje de gavião adulto por altura do segundo Inverno. Até lá têm uma cor acastanhada, pouco vistosa. No entanto,chamam sempre a atenção as suas pernas fininhas e especialmente compridas. Voando em terrenos abertos, alteram batimentos rápidos de asas com voos planados.
REGIÃO NATURAL-O gavião tem preferência pelas florestas alternadas com moitas e clareiras. Vive oculto mesmo em sítios onde só raramente aparece.No entanto,é no Inverno que ele se vê com maior frequência, pois se alimenta de pardais e tentilhões próximo de quintas e celeiros.
REPRODUÇÃO-Na altura do acasalamento, pela Primavera, o casal descreve círculos sobre o bosque onde será construído o ninho.Às vezes chegam a subir tão alto que desaparecem da vista.Então o macho deixa-se cair como uma pedra deslizando por sobre as copas das árvores em floreados voos.É também por esta altura que o macho começa a trazer comida à fêmea. Esta alimentação pré-nupcial prolonga-se durante o período de incubação até às primeiras semanas de vida dos filhotes.Durante todo este tempo é o macho que se ocupa sozinho da tarefa de alimentar toda a família.A sua disponibilidade para o fazer,já ele a demonstrara no período de acasalamento.O ninho é todos os anos construído de novo, na maior parte das vezes apenas e algumas centenas de metros do local do ninho anterior. É formado por gravetos que as aves arrancam das árvores e encontram-se quase sempre em pinhais pouco densos e sobre os primeiros ramos verdes.Nas proximidades acha-se o local do repasto,onde o macho entrega a presa à fêmea.Trata-se, vulgarmente, de um cepo à volta do qual se podem ver espalhadas as penas, patas e bicos dos animais capturados. A postura é geralmente de cinco ovos e a comida só raramente chega para criar todos os filhotes.
ALIMENTAÇÃO-O gavião é um caçador especializado.O macho,mais pequeno,domina o melro, a fêmea,maior,ousa mesmo atirar-se aos pombos bravos e após uma longa luta consegue abatê-los.O gavião,irrompendo de repente, ataca pelas costas numa louca perseguição, ou então arrasta-se pelos cantos, aparecendo repentinamente por entre as assustadas avezinhas.Quando em perseguição da sua vítima,acompanha-a em todos os seus movimentos,acabando por a agarrar esticando muito as pernas para a frente.O gavião é um caçador altamente atrevido,perseguido as suas vítimas até junto às habitações, aglomerados de pessoas ou fendas estreitas. Alguns há que morrem nesta tarefa da caça devido a choques violentos.Sempre que há gaviões a caçar, logo se avistam os seus despojos, montículos de pernas que permitem muitas vezes determinar a presa.
GENERALIDADES-O gavião é uma ave migratória .As aves novas dirigem-se da sua zona de distribuição para o centro da Europa depois de se terem tornado independentes .O casal adulto permanece durante todo o ano no seu território. Durante séculos foi alvo do intenso «combate às rapinas», até se iniciar a sua protecção.Só na República Federal da Alemanha se abatiam anualmente cerca de vinte mil aves. Isso constituía pôr ponto final numa «cadeia alimentar». No seu corpo concentram-se certos perticidas pelo que a manutenção desta espécie está igualmente em perigo.A percentagem de pesticidas, nos ovos dos gaviões,é um indicador seguro do envenenamento do seu «habitat».
GAVIÃO-DA-EUROPA
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário